Os 10 mandamentos da cozinha saudável

Cada dia que passa as pessoas estão se dando conta da importância que existe em ter uma alimentação saudável, já que o alimento é uma condição primordial para a sustentação da vida.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
  1. Prefira sempre alimentos in natura e orgânicos, livres de pesticidas ou venenos, provenientes de solos mais ricos em minerais.
  2. Evite a todo custo a utilização de embalagens e recipientes plásticos pois plástico é na verdade um derivado do petróleo e possui uma substância chamada bisfenol, extremamente nociva à nossa saúde.
  3. Elimine as panelas e os utensílios de alumínio. O alumínio favorece  a degeneração cerebral, tem relação com Alzheimer e outras doenças degenerativas. Opte por panelas de aço inox, vidro, ferro fundido ou cerâmica ecológica.
  4. Evite frigideiras de polímeros como teflon. Há estudos que relacionam o uso prolongado desse material ao câncer. Substitua por frigideiras de cerâmica ecológica ou de ferro, ou titânio.
  5. Evite utilizar o micro-ondas. Estudos sobre os efeitos das ondas nos alimentos ainda são muito inconclusivos. Prefira aquecer seus pratos diretamente no fogão, forno convencional ou em banho maria.
  6. Esqueça os adoçantes artificiais, principalmente aspartame e sacarina. Estudos sugerem que o uso em excess desses edulcorantes pode causar doenças degenerativas e câncer aprenda a adaptar seu paladar ao sabor natural dos alimentos.
  7. Exagere no consumo de temperos e especiarias, tais como pimentas, gengibre, canela, curcuma e cardamomo. Todos eles auxiliam no processo digestive, turbinam o metabolismo e possuem antioxidantes muito benéficos à nossa saúde.
  8. Tenha muita atenção com a água que você bebe. Prefira águas de fontes naturais que tenham pH elevado, ou seja, acima de 7, portanto, alcalinas. Lembre-se que elementos como o flúor e o cloro, presents comumente na água que bebemos, prejudicam o funcionamento da glândula tireóide, afetando a produção de hormônios importantes. Faça a análise da água que você bebe em laboratório, se for preciso. Pode parecer exagero, mas lembre-se: 70% do nosso corpo é formado por H2O
  9. Aprenda a ler os rótulos, tal como se faz como medicamentos. Torne-se um vigilante da sua saúde. Existem armadilhas por trás dos rótulos  e da legislação que os regula. O açúcar, por exemplo, tem diversas camuflagens diferentes, como frutose, glucose e dextrose. Alimentos chamados light são aqueles que tem apenas redução de algum ingrediente, o que não quer dizer que se trate realmente de um alimento saudável. Fuja dos alimentos que tenham, entre seus ingredientes, corantes artificiais e corantes sintéticos.
  10. Alimente-se com prazer. Reuna família e amigos. Arrisque se na cozinha, experimente, teste e recrie receitas. Cozinhar é uma atividade relaxante, combate o estresse e diminui a produção de cortisol, hormônio que, em excesso, tem relação com doenças cardiovasculares e com a dificuldade na perda de peso.

Referências bibliográficas : Alimentos funcionais : Emagreça com saúde: teoria e pratica /Dayse Caldeira, Leticia Vilardo.-1.ed.-São Paulo: Vital,2019.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Outros posts

Alimentação

Momento receita com Baru

O Baru é muito rico em nutrientes, e por isso vale muito a pena acrescentá-lo em nossa dieta diária, pensando nisso, vamos de receitinha!⠀Arroz Integral

Alimentação

Castanhas no café da manhã

Você sabia que um café da manhã saudável fornece os nutrientes necessários para começar o dia com mais disposição?⠀Que tal, então, juntar três ingredientes ótimos

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch